Na manhã desta quinta-feira (29/01), a Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN) sediou uma reunião com representantes do governo municipal e a equipe técnica da empresa SEVPRED, prestadora de serviços da AEGEA – Águas do Pará.
Participaram do encontro, além da titular da pasta, Edileuza Viana, o secretário municipal de Infraestrutura, Célio Melo, e a equipe de engenharia da Prefeitura Municipal de Jacareacanga (PMJ). Na ocasião, foram apresentadas as ações a serem desenvolvidas para a rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário na sede do município.
A equipe técnica, composta por três profissionais, realizará um diagnóstico em conjunto com servidores da PMJ para levantamento das demandas locais. O trabalho consiste na coleta de dados que irão subsidiar a elaboração do projeto, incluindo o levantamento do número de microssistemas existentes, caixas d’água, castelos, poços artesianos de grande profundidade, os bairros atendidos por esses sistemas e a realidade local para a expansão da rede de água e esgoto.
A empresa SEVPRED, prestadora de serviços da AEGEA – Águas do Pará, é responsável pelo diagnóstico do Bloco C, que compreende a região oeste do Pará, contemplando o município de Jacareacanga. O trabalho teve início no dia 29 de janeiro e seguirá até a conclusão do diagnóstico.
O projeto de implantação e ampliação da rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário é um compromisso do prefeito Valdo do Posto com a população. A iniciativa representa a continuidade das ações de infraestrutura urbana que visam promover melhorias significativas na qualidade de vida dos munícipes.
Alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o município estará contribuindo diretamente para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 – Água Potável e Saneamento.
Panorama do saneamento e novos investimentos em Jacareacanga
Atualmente, Jacareacanga enfrenta baixa cobertura de abastecimento de água, com apenas 40,06% da população atendida por água encanada, enquanto a maior parte ainda depende de poços e cacimbas.
Com a mudança na regionalização do saneamento, o município aderiu à Microrregião de Águas e Esgoto do Pará (MIRAE). Como solução, foi adotado o modelo de concessão privada, com a empresa Águas do Pará assumindo a operação dos serviços por meio do Contrato nº 14/2025. O município integra oficialmente a MIRAE e está contemplado pelo novo marco legal do saneamento básico.
A expansão da rede de abastecimento de água e do esgotamento sanitário deverá promover avanços significativos na saúde pública, com a redução de internações por viroses, hepatites e doenças diarreicas. A qualidade da água está diretamente relacionada à saúde da população, e a gestão municipal tem buscado mecanismos de investimento que assegurem mais dignidade e bem-estar aos cidadãos.
A secretária municipal de Planejamento, Edileuza Viana, reforça a importância do planejamento estratégico nessas ações, destacando que ele é fundamental para garantir políticas públicas mais eficientes e inclusivas. Segundo ela, o trabalho demonstra o compromisso da gestão municipal em atender demandas urgentes e essenciais, assegurando o acesso da população a bens básicos, como a água potável.
Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Jacareacanga (PA): Amanda Lago – Jornalista (DRT 0002592-PA). Foto: Cristiano Santos

