Breve Histórico

O município de Jacareacanga está situado às margens do rio Tapajós, no estado do Pará. Conforme dados do IBGE, sua área abrange 53.30.564 km² e a população é de 14.103 habitantes.

Há 1.149,07 km de distância da capital paraense Belém, Jacareacanga é um dos 2.694 municípios pertencentes ao Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, na categoria “D”, e integrante da Região Turística do Alto Tapajós, na qual Aveiro, Rurópolis, Itaituba e Trairão também fazem parte.

Emancipado em 1991, o município é conhecido por suas belezas naturais e a influência indígena Munduruku na região, sendo a sede com mais de 100 aldeias próximas. Além disso, a história jacareacanguense é marcada por situações históricas do cenário nacional como a Revolução de Jacareacanga comandada pelo Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso (ver site FGV CPDOC).

A época da Borracha e a atividade Garimpeira atuaram como grandes propulsores do setor econômico na cidade, tanto que muitos residentes são descendentes de seringueiros e os mais anciãos trabalharam efetivamente no período. Atualmente, o Garimpo é uma das atividades econômicas que mais emprega, atrás apenas do Setor Público.

Em 2010 foi instituída a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMAT) como órgão de administração do Turismo que tem como objetivos fundamentais o desenvolvimento sustentável do setor turístico e o estímulo da atividade turística, a partir de ações de fomento, promoção e divulgação do produto turístico de Jacareacanga.

As principais atividades de lazer do município são praias, cachoeiras e igarapés, além das atividades urbanas como a praça da cidade com pinturas artísticas em sua infraestrutura, bares, conveniências, restaurantes e eventos locais.

Conheça mais sobre nossos roteiros turísticos.

Turismo Jacareacanga.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMAT.

Acessibilidade