CURSO DE TRANSFORMAÇÃO DE MANDIOCA FECHOU COM CHAVE DE OURO

A parceria entre prefeitura através da Secretaria de Agricultura e os órgãos estaduais SENAR e EMATER para a realização do curso de Transformação de Mandioca foi sucesso.

A aldeia do Piquiá foi a escolhida pela Secretaria Agricultura para receber a primeira edição do evento, que se prolongou por todo o mês de julho, encerrando neste dia 30, com chave de ouro.

O curso foi muito bem aceito pelos aldeados, que tiveram a oportunidade de aprender novas técnicas, para melhorar a produção e qualidade dos produtos, que já estão sendo comercializados na feira do produtor rural toda semana na sede do município.

A chefe de gabinete Rosalete Akay representando o prefeito Valdo do Posto, falou no encerramento do curso, agradecendo a receptividade do Capitão da Aldeia Piquiá Teodorico Akay e todos os envolvidos na realização do curso. Disse ainda a chefe de gabinete, que esse projeto foi desenvolvido pela prefeitura e FUNAI, com objetivo de alcançar o máximo de aldeias, levando mais conhecimentos e capacitação ao povo indígena para que os produtos tenham melhor aceitação e valorização para a comercialização.

Para o Secretário de Agricultura Mike Kirixi Munduruku é muito importante a administração municipal se preocupar em oferecer ao povo indígena essa qualificação no manejo da mandioca, que serve para a produzir uma vasta variedade de produtos e enfatizou:”Os obstáculos existem, mas não é motivo para parar, muito pelo contrário, acredito que essa rede que formamos está servindo para fortalecer nosso trabalho, então, esse passo que estamos dando hoje é muito importante, mas quem está de parabéns é a comunidade que recebeu o projeto de braços abertos e soube aproveitar cada dica para aperfeiçoar seus produtos”, ressaltou o secretário.

Segundo o Secretário de Assuntos Indígenas Ademir Macedo-SEMAI é muito louvável discutirmos todos esses assuntos em grupo, pois o projeto foi bem sucedido… é tanto que outras aldeias já estão querendo que seja fomentado, mas com certeza estamos estudando todas as possibilidades, nosso gestor está empenhado em estender para outras comunidades, porém sabemos que existem algumas dificuldades, a região é bastante grande e um dos nossos maiores problemas é a falta de recursos humanos, mas com certeza as coisas estão se alinhando, se ajustando e tão logo vamos conseguir atendê-los também”, enfatizou.