SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JACAREACANGA RECEBE VISITA DA EQUIPE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO ESTADO DO PARÁ.

No período de 24 a 28 de Maio de 2021, a Secretaria Municipal de Jacareacanga recebeu a visita técnica da Equipe de Vigilância Sanitária do Estado do Pará, a vinda da equipe faz parte da execução do calendário programático da Secretaria de Saúde Publica do Estado do Pará e do Plano de Trabalho do Município de Jacareacanga.
O objetivo da visita dos técnicos da Vigilância Sanitária é alinhar de forma preventiva e orientativa as atividades do comercio local, considerando que é um passo fundamental e importante na organização dos trabalhos do segmento do comercio local.
A intenção da visita técnica é orientar sobre os cuidados e riscos das doenças veiculadas por meio de contaminação cruzada, estoques e armazenamentos, principalmente os setores de alimentos e medicamentos.
Considerando que a atuação da Vigilância Sanitária é essencialmente preventiva, com a principal função de eliminar ou minimizar o risco sanitário envolvido na produção, circulação e consumo de determinados produtos, processos e serviços oferecidos à população, os serviços serão de forma continua. Outro objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é ofertar Cursos Básicos ou Oficinas sobre noções básicas das normas da vigilância sanitária, procedimentos operacionais padrões – POP, riscos sanitários, entre outras temáticas relevantes conforme os setores que ofertas serviços de saúde e alimentação para a população de Jacareacanga.
O Secretário Municipal de Saúde de Jacareacanga, Srº Alan Marcelo, está realizando o cumprimento do plano de trabalho do Governo Valdo do Posto e Vice Valmar Kabá. “Trabalhar na prevenção de riscos e agravos é de suma importância quando se fala em saúde pública. E a nossa intenção é manter sempre o diálogo com o comercio local, fortalecendo cada vez mais essas atividades, preparando e apoiando do pequeno ao grande estabelecimento, seja ele o açougue, a farmácia ou o supermercado local”. Relata o Secretário Alan Simon.
SOBRE A VIGILÂNCIA SANITÁRIA:
Entende-se, por vigilância sanitária, um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.”
A Vigilância Sanitária pode atuar em:
• Locais de produção, transporte e comercialização de alimentos;
• Locais de produção, distribuição, comercialização de medicamentos, produtos de interesse para a saúde;
• Locais de serviços de saúde;
• Meio ambiente;
• Ambientes e processos do trabalho/saúde do trabalhador;
• Pós-comercialização;
• Projetos de arquitetura;
• Locais públicos.
LEI Nº 9.782, DE 26 DE JANEIRO DE 1999.
Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Art. … III – pelos demais órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, cujas áreas de atuação se relacionem com o sistema.
Esta Secretaria Municipal de Saúde se coloca à disposição da população para sanar dúvidas e esclarecimentos sobre as ações de vigilância sanitária municipal

.