SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JACAREACANGA REALIZA MUTIRÃO OFTALMOLÓGICO COM PARTICIPAÇÃO DO PODER LEGISLATIVO.

Nos dias 19 e 20 de maio de 2021, a Secretária Municipal de Saúde de Jacareacanga realizou um mutirão para atendimento em Oftalmologia na Unidade Básica de Saúde – UBS São Francisco, a ação contou com suporte de aparelhos modernos e profissionais qualificados para um melhor diagnóstico aos usuários que procuraram os serviços disponíveis.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia a saúde ocular é um problema de saúde pública, que podem serem evoluídos para as formas graves se não for realizado as intervenções dos cuidados preventivos ou precoces.

Ainda de acordo com a OMS, a prestação de serviços eficazes e acessíveis de saúde ocular é a chave para controlar a deficiência visual, incluindo cegueira, e deve se dar preferência ao reforço dos serviços de cuidados com a visão através da sua integração no sistema de saúde.

E foi pensando nos cuidados precoces da saúde ocular de acesso gratuito para a população de Jacareacanga que o Secretario Municipal de Saúde Srº Alan Simon e o Vereador Rui Baima não mediram esforços em busca desse serviço, visando dessa forma o acesso sem custo para as pessoas que necessitam desse atendimento de saúde. Após a avaliação da saúde ocular, os clientes que necessitavam que uso de órtese do tipo: Óculo com algum tipo de classificação de grau ou de descanso receberão a órtese posterior.

O Secretário de Saúde  Alan Simon e o Vereador Rui Baima avaliam o serviço ofertado de forma positiva e a intenção de trazer mais vezes a ação para ser realizada em outras localidades do município de Jacareacanga.

A ação contou com um profissional Bacharel em Optometria, que realiza a avaliação/exame de fundo de olho e classifica a intensidade do grau conforme a hipermetropia e miopia do paciente.

“A Optometria, do grego opto + metria, é uma prática profissional voltada para os cuidados com a saúde dos olhos e da visão, o que inclui a medição das capacidades visuais e defeitos dos olhos. Tal prática existe no mundo há mais de cem anos, tendo o profissional o nome de Oculista ou Optometrista.”