SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JACAREACANGA ENTREGA EQUIPAMENTO DE OXIGENOTERAPIA PARA AS UBS PORTO RICO E SÃO JOSÉ.

Sabendo que a oxigenoterapia é um processo de suma importância em tempos de pandemia, o secretário municipal de Jacareacanga Alan Marcelo Simon não hesitou em buscar formas de melhorar os serviços prestados a pacientes acometidos por doenças respiratórias de forma leve/moderada, através de equipamentos modernos, como os recebidos em pareceria com os Expedicionários da Saúde, uma organização que presta serviços em saúde pelo país.

O tratamento de oxigenoterapia evita a remoção de pacientes com leve dificuldade respiratória para os hospitais dos centros urbanos. O ar é retirado do ambiente, purificado, concentrado e enviado ao paciente através de cânulas ou máscaras. Todo o processo é realizado no interior da máquina

Dessa forma a secretaria municipal de saúde entregou nesta sexta-feira 19 de fevereiro duas unidades de concentradores de oxigenoterapia para as unidades básicas de saúde de Porto Rico e São José. “A organização e estratégia desses serviços implantados nestas localidades ribeirinhas, distante do centro urbano é para melhor dar suporte a casos de doenças respiratórias principalmente acometidos pela COVID-19 de forma leve, evitando assim a remoção para o meio hospitalar, ofertando tempo hábil e conforto ao paciente que necessita desses serviços de saúde” afirma o secretário.

A secretaria municipal de saúde vem diariamente conduzindo de forma estratégica as ações de combate e controle da COVID-19, por meio de contratação de equipe multidisciplinar para enfrentamento da crise, disponibilidade de oxigenoterapia, medicamentos básicos, teste rápidos e vacinação para os grupos prioritários conforme trata a nota informativa do ministério da saúde e plano estadual de ação de imunização.

A entrega dos equipamentos foi realizada pelo coordenador de endemias Alan Fabrine que na oportunidade, através da SEMUS, foi até às comunidades para verificar a situação de microscopistas para as comunidades e realizar uma ação emergencial de malária nas localidades com a permanência de uma microscopista provisoriamente até que se resolve a contratação definitiva desse profissional.