A Prefeitura de Jacareacanga, por meio da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), reuniu-se nesta manhã de sexta-feira, 07, com o Secretário de Agricultura, Gilmar de Carvalho, junto aos seus técnicos. Participaram também o coordenador da Emater na sede de Jacareacanga, Raimundo Delival, e o servidor da Emater Augusto Martins, além das técnicas da Secretaria de Assistência Social (SEMAS). O objetivo da reunião foi tratar do lançamento do edital do PAA, especialmente do Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento.
A reunião teve como objetivo esclarecer os detalhes do novo edital do PAA 2025, que exige articulação entre o governo municipal e entidades envolvidas na área, como associações de agricultores indígenas e não indígenas, para garantir acesso aos investimentos.
Um dos assuntos discutidos durante a reunião foi a necessidade de essas associações estarem adimplentes com sua documentação para que possam participar do programa em pauta.
A Secretaria de Planejamento (SEPLAN) convocou a reunião para informar sobre o lançamento do referido edital, pois nesse processo uma de suas competências é repassar aos setores responsáveis as informações sobre os sistemas de cadastramento dos programas e projetos.
O técnico da Emater, Raimundo Delival, destacou que o município por meio da comunidade indígena, já participa do programa, mas é necessário expandi-lo para os agricultores não indígenas. No entanto, para que isso ocorra, é preciso um acompanhamento junto às entidades, garantindo que estejam aptas a se inscreverem em projetos de captação de recursos junto aos órgãos federais.
Neste processo, a Secretaria de Assistência Social (SEMAS) tem a responsabilidade de dar andamento à criação do Conselho de Segurança Alimentar, um mecanismo essencial para garantir a transparência no processo.
A secretária da SEPLAN, Edileuza Viana, enfatizou a necessidade desse alinhamento entre os secretários, um fator indispensável para que a gestão municipal do prefeito Valdo do Posto, que tem buscado investimentos para Jacareacanga, possa avançar nas demandas da agricultura familiar, fomentando a produção agrícola, gerando renda e impulsionando a economia local.
Fonte: Amanda Lago – Jornalista Assessora de Comunicação da PMJ (DRT:0002592) – Contato: (93) 99104-4890 | Fotos: arquivo da SEPLAN