No período de 15 a 26 de junho de 2021, a Prefeitura de Jacareacanga através da Secretaria de Saúde – SEMUS realizou uma ação voltada aos cuidados para a comunidade da Gleba São Benedito, com atendimentos de odontologia, médico e de enfermagem.

A ação itinerante é um modelo de serviço em saúde que visa ampliar a cobertura de serviços em áreas rurais e permanecem durante um período nos locais previamente definidas, conforme a necessidade de cada comunidade que necessitam de atenção em saúde ou mesmo serviços ofertados de forma agendada. Sendo assim, a SEMUS vem trabalhando estratégias para garantir os serviços de saúde a toda população jacareacanguense, de modo que o serviço chegue até o usuário, como forma de prevenção. Na oportunidade da ação foram realizados testagem rápida para COVID-19, imunização, atendimento médico e de enfermagem para crianças, gestantes, idosos e as demais faixas etárias, e educação em saúde com temáticas voltada para a necessidade desta comunidade.
O Prefeito Valdo Do Posto e Secretário de Saúde Alan Simon, vem trabalhando junto a equipe do planejamento de formas estratégicas, para oferta serviços em saúde para a população que vivem nas áreas rurais do município. “Fazer o serviço de saúde chegar até as comunidades vem sendo um dos nossos maiores desafios, considerando que a procura do usuário pelo serviço de saúde é apenas na parte curativa (urgência e emergência), e os serviços itinerários visa chegar ao cliente de forma preventiva possibilitando uma detecção precoce de doenças, e vem dando certo, é gratificante ver a satisfação dos clientes recebendo esses atendimentos” afirma o secretário Alan Simon.
A secretaria visa ampliar os serviços itinerantes, a equipe de planejamento vem trabalhando novas possibilidades e mais ofertas de serviços em saúde para as comunidades rurais do município.