Jacareacanga Recebe 4.801 Doses de Vacina e Enfermeira Indígena Foi a Primeira a Ser Vacinada

O município de Jacareacanga no sudoeste do estado, recebeu na manhã desta quinta-feira, 21/01/21, um lote contendo 4.801 doses da vacina CORONAVAC contra a covid19. As doses foram distribuídas ao município pela 9ª regional, através da Secretaria Estadual De Saúde Do Pará- SESPA.
A prefeitura municipal de Jacareacanga informou que as 4.801 doses da vacina contra a Covid- 19, serão distribuídas em sua maior parte para os indígenas que moram nas aldeias do município. 4.694 doses foram entregues ao Distrito Sanitário Especial Indígena – (DSEI) Tapajós que ficará responsável pela vacinação nas aldeias. Jacareacanga tem a maior população de indígenas aldeados do Pará, em sua maioria da etnia Munduruku.
107 doses da vacina serão aplicadas em profissionais da saúde que estão trabalhando em combate a pandemia na linha de frente, entorno de 40% receberão a vacina nesse primeiro momento. A primeira funcionária da saúde a ser vacinada foi a enfermeira YUNA MARCELE KARO MUNDURUKU, de 23 anos de Idade. Em entrevista ela falou sobre esse momento, “pra mim é muito gratificante representar meu povo, e ser privilegiada a tomar essa vacina”.
As vacinas foram recebidas no aeroporto de Jacareacanga pelo presidente da Câmara Municipal em exercício, Vereador ISAÍAS KRIXI, pelo secretário de Saúde ALAN SIMON, e por uma guarnição da Policia Militar.
Em entrevista o secretário de saúde, disse: “[…] Estamos recebendo 4.801 doses da vacina, vamos está direcionado maior parte das doses para área indígena sob a responsabilidade da SESAI […] 107 doses ficarão no município, para que nós façamos a cobertura de 40% dos profissionais da saúde que estão na linha de frente, vamos fazer uma logística bastante complexa via fluvial e área para as vacinas chegarem nas aldeias […] dentro do município vamos abrir um ponto em uma ala no HMJ para imunização dos profissionais da saúde […]”. Para o vereador Isaias Krixi “A expectativa é muito grande, desde ontem estávamos aguardando a chegada dessa vacina, infelizmente ontem o clima estava fechado […] existe uma expectativa muito grande, uma parte dos indígenas, como também os não indígenas, estão na espera de receber essa vacina, mas tem várias especulações sobre a vacina e deixa um pouco apreensivo alguns indígenas, mas se DEUS quiser todos que pretender tomar a vacina serão vacinados […]”.
O prefeito do município de Jacareacanga Valdo do Posto, seu vice Valmar Kabá, o presidente da Câmara Municipal, vereador Giovani, Kaba Munduruku, secretário de saúde e os vereadores estão preocupados com o avanço da onda da covid19, e estão unindo formas para o enfrentamento do vírus.

Fonte: Junior Ribeiro
Colaboração: Valdo Monteiro ASCOM- PMJ