A Secretaria de Saúde de Jacareacanga, em parceria com o setor de combate às endemias e o apoiador municipal do Ministério da Saúde, realizou uma capacitação com a equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco, na quinta-feira, 27/02.
A finalidade do encontro foi capacitar os profissionais de saúde para o diagnóstico de malária através do teste rápido, diagnóstico e tratamento da malária em gestantes, a importância da atenção primária no Programa Municipal de Controle da Malária e a implementação do uso da tafenoquina e do teste de G6PD para o tratamento da malária pelo P. vivax.
A capacitação foi ministrada pelo apoiador municipal do Ministério da Saúde, Romário Portes, a toda a equipe na Unidade Básica de Saúde, contando com aula expositiva sobre os temas citados e um momento prático para coleta e interpretação do teste rápido e do teste de G6PD. Além disso, foram apresentadas aos profissionais de saúde as novas tecnologias de informação implementadas pelo Ministério da Saúde para o diagnóstico e informações sobre malária, tais como: o aplicativo “Malariatat”, que auxilia os profissionais da saúde no tratamento da malária não complicada, o “TELEMAL”, serviço de atendimento para informações sobre malária e doenças febris, e o canal do “Telemal” no YouTube, que leva informações sobre malária e outras doenças febris.
Em 2024, o município de Jacareacanga aumentou em 97% a realização de exames de malária em gestantes, através da implementação da estratégia nas Unidades Básicas de Saúde no Alto Tapajós e São Francisco. O município se tornou o primeiro no 9º Centro Regional de Saúde a realizar 70% dos diagnósticos de malária em gestantes utilizando o teste rápido, sendo o primeiro em números totais na Regional de Saúde e o segundo no Estado, por causa da estratégia implementada em abril de 2024, a qual auxilia no combate à doença e no diagnóstico precoce em gestantes, prevenindo o agravamento do estado de saúde de mães e bebês.
O diagnóstico oportuno da malária em gestantes previne as formas graves da doença, além de proporcionar uma gravidez saudável sem complicações para a mãe e o bebê.
De acordo com informações do Secretário de Saúde de Jacareacanga, houve uma convocação dos colegas profissionais de saúde para a integração da atenção primária à saúde com a vigilância epidemiológica do município. Alan Marcelo, titular da pasta SEMUS, destacou: “O município de Jacareacanga está empenhado em levar saúde com qualidade de vida e bem-estar para os seus munícipes.”
Fonte: Amanda Lago – Jornalista (DRT:0002592) | Assessora de Comunicação da PMJ | Contato: amandalagot@gmail.com/ (93) 99104-4890 | Fotos: Clemison Lopes (ASCOM/PMJ)