Vigilância Sanitária de Jacareacanga incinerou Materiais recolhidos em Ação

A Prefeitura Municipal de Jacareacanga por meio do setor de Vigilância Sanitária, realizou inspeção em mercados e farmácias e outros em Jacareacanga. Durante essa inspeção recolheu medicamentos e materiais que estavam com validade vencidas.

A maneira correta de descartar alimentos vencidos e recolhidos nos estabelecimentos do município é incinerá-los. Como foi feito na manhã desta terça-feira pelos agentes do setor de Vigilância Sanitária. Essa ação faz parte do PAS – Processo Administrativo Sanitário, que é a ação de inspeções nos mercados.

O responsável pela divisão de Vigilância Sanitária, Daniel Ramos, disse que as operações de fiscalização, estão sendo realizadas periodicamente, e orienta a todos comerciantes, que observe suas prateleiras, para não terem alimentos e outros produtos vencidos. “”Essa situação nos preocupa bastante. “Essa é mais uma inutilização de produtos em grande quantidade, pois, são produtos que estavam em locais para serem vendidos ao consumidor”, explica o responsável.

Daniel, ressalta que nem todos os consumidores checam os rótulos dos alimentos antes de os colocarem no carrinho de compras e, por conta disso, muitas pessoas compram de forma despercebida produtos fora do prazo de validade.

Para o vendedor, isto é crime. Isto de acordo com a Lei 8.137/1990, que proíbe produtos vencidos ou em condições impróprias para o consumo sejam vendidos ou guardados/expostos em área de venda.

Fica um alerta!! qualquer estabelecimento que tenha o alvará poderá perder o documento de funcionamento caso a Vigilância Sanitária notifique e essas notificações não sejam cumpridas conforme o seu grau de relevância sanitária.

Todo material recolhido, foi incinerado manualmente, dentro das normas legais.