Servidores da Secretaria de Saúde passam por Treinamento

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde estão passando por treinamento, no que se refere ao combate ao sarampo. Esse treinamento visa treinar a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Jacareacanga, para estar preparada para trabalhar na eliminação do vírus do sarampo em Jacareacanga e na região.

A responsável pelas equipes, Silvaneide Farias, disse que esse trabalho, começará com quatro esquipes, que trabalharam incialmente nos bairros União e São Francisco e logo se entenderá a outros bairros.

A enfermeira Claudenice Cardoso, da Imunização do 9ºCRS. da Secretaria Estadual de Saúde do Pará, está em Jacareacanga, e ministra esse treinamento, que vai desde abordagens as pessoas e a interação e conscientização com os mesmos.

Sarampo – É uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa. Os sintomas iniciais são febre, tosse persistente, irritação ocular e coriza. Após esses sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés. Também pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e morte.

A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração. A infecção também ocorre por meio de gotículas de secreções respiratórias (tosse, espirro etc.) com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas. A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação.

Recomendações – Cabe à população: procurar um serviço de saúde caso apresente sinais e sintomas de sarampo; manter o calendário de vacinação atualizado; regularizar a situação vacinal antes de viagem para municípios, estados ou países onde estejam ocorrendo casos de sarampo.