Prefeitura de Jacareacanga Lança Oficiamente a Campanha Agosto Lilás no Município de Jacareacanga. Coordenada Pela Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas, por Meio da Equipe Técnica do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – Creas

Hoje dia 07 de agosto (sexta-feira) está sendo lançada oficialmente a campanha Agosto Lilás no município de Jacareacanga. Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, por meio da equipe técnica do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS.

Agosto Lilás é uma campanha realizada anualmente, no mês de agosto, em alusão à sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) que este ano completa 14 anos de criação. Além de promover ações de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, a campanha busca chamar a atenção da sociedade para os direitos das mulheres e divulgar a rede de apoio existente no município.

Neste ano, em razão da pandemia do Covid-19 e da necessidade do distanciamento social, as ações de conscientização serão em formato virtual com postagens em redes sociais e com realização de debates sobre o tema na rádio da cidade, que busca a sensibilização sobre a questão da violência contra a mulher, alertando para os altos índices de crimes e atos hostis contra o público feminino. Recentemente, estudos apontaram que a situação de isolamento social, devido à pandemia tem potencializado os casos de violência contra as mulheres em todo o mundo.

Diante desta nova realidade pandêmica, a campanha Agosto Lilás é mais uma forma de levar informação às mulheres, como forma de ajudá-las a romper o ciclo de violência, e de trazer maior visibilidade sobre o assunto para toda a sociedade Jacareacanguenses.