Escolas Municipais do Município de Jacareacanga Começam a Receber Recursos do PDDE

Uma boa noticia para a educação de Jacareacanga, depois de 12 anos, as escolas municipais de Jacareacanga, irão receber o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. Esse recurso estava ausente do município por inadimplência. Quando assumiu a gestão municipal em janeiro de 2017, o Prefeito Raimundo Batista Santiago, disse que iria trabalhar para deixar as escolas inadimplentes, para receber o recurso do PDDE. A escola municipal Professora Maria Emília, será a primeira a receber esse recurso.

Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. O PDDE consistia na assistência financeira às Escolas Públicas da Educação Básica das Redes Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, às Escolas Privadas de Educação Especial mantida por Entidades sem fins lucrativos.

Promover educação de qualidade é um compromisso assumido pela Secretaria Municipal de Educação que em parceria com as escolas promove o Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal – PDDE-M. O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infra-estrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.

O Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal é um incentivo a autogestão que contribui para que a escola desenvolva suas ações a partir da sua realidade, o município de Jacareacanga, já vem adotando nesse governo, mesmo sem esse recurso, e tem-se mostrado melhoras significativas para o desenvolvimento da gestão das escolas.

“A Secretaria Municipal de Educação, Elisandra Alves, disse que, esse fundo é de suma importância para que o andamento das escolas municipais seja eficiente”, afirma. Segundo Elisandra, o PDDE promove uma gestão escolar mais democrática, pois a decisão do destino da verba envolve a comunidade. “É importante pelo envolvimento social”, destaca.

A Secretaria de Educação informou ainda que, outras escolas municipais, brevemente estarão também aptas a receber o recurso do PDDE, assim como as escolas da área indígena. Elisandra disse que logo, o município de Jacareacanga, estará apto a receber todos os programas do governo federal, no que tange a educação.