Vigilância Sanitária: Produtos Apreendidos em Inspeções São Incinerados

A Prefeitura Municipal de Jacareacanga, através da Vigilância em Saúde realizou em maio inspeção em mercados e outros em Jacareacanga e nas comunidades de São José e Porto Rico. Em São José e Porto Rico, foi contabilizado de; 269.600kg, apreendido, sendo que; medicamentos, 40.200 kg, Saneantes, 5.00kg, alimentos, 201.700kg, cosméticos, 12.100kg e produto de limpeza, 10.600kg, de produtos apreendidos.

A maneira correta de descartar alimentos vencidos apreendidos nos estabelecimentos do município é incinerá-los. Como foi feito pelos agentes do setor de Vigilância Sanitária, Isto faz parte do PAS – Processo Administrativo Sanitário, que é a ação de fechamento das inspeções nos mercados.

O responsável pela divisão de Vigilância Sanitária, Daniel Ramos, disse que as operações de fiscalização, serão mensais e orienta a todos comerciantes, que observe suas prateleiras, para não terem alimentos e outros produtos vencidos. “”Essa situação nos preocupa bastante. “Essa é mais uma inutilização de produtos em grande quantidade, pois, são produtos que estavam em locais para serem vendidos ao consumidor”, explica o responsável.

Daniel, ressalta que nem todos os consumidores checam os rótulos dos alimentos antes de os colocarem no carrinho de compras e, por conta disso, muitas pessoas compram de forma despercebida produtos fora do prazo de validade.

Para o vendedor, isto é crime. Isto de acordo com a Lei 8.137/1990, que proíbe produtos vencidos ou em condições impróprias para o consumo sejam vendidos ou guardados/expostos em área de venda.

Fica um alerta!! qualquer estabelecimento que tenha o alvará poderá perder o documento de funcionamento caso a Vigilância Sanitária notifique e essas notificações não sejam cumpridas conforme o seu grau de relevância sanitária.

Todo material apreendido, foi incinerado manualmente, dentro das normas legais.