Servidora da Secretaria Municipal de Saúde Participou do Curso de Qualificação

A servidora lotada na Secretaria Municipal de Saúde, Gardênia de Jesus, esteve participando em Santarém do Curso de Qualificação de Diagnostico de Leishmaniose Tegumentar.

Esse curso, foi ofertado pelo laboratório Lacen em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Pará, núcleo de Santarém.

O que é Leishmaniose Tegumentar (LT)?

A Leishmaniose Tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. A doença é causada por protozoários do gênero Leishmania. No Brasil, há sete espécies de leishmanias envolvidas na ocorrência de casos de LT. As mais importantes são: Leishmania (Leishmania) amazonensis, L. (Viannia) guyanensis e L.(V.) braziliensis.

A doença é transmitida ao ser humano pela picada das fêmeas de flebotomíneos (espécie de mosca) infectadas.