Secretaria Municipal de Saúde de Jacareacanga abriu a Campanha Julho Amarelo

Na manhã desta segunda-feira (08), a Secretaria de Saúde de Jacareacanga, realizou a abertura da Campanha Julho Amarelo – mês da Conscientização das Hepatites Virais. Na abertura o médico Paulo Mates, falou tudo sobre a hepatite e prevenção.

Servidores da Secretaria de Saúde estão nesta segunda-feira, realizando atendimento no hospital municipal. A partir da terça-feira, o atendimento será realizado em outros locais.

A Campanha Julho Amarelo – mês da Conscientização das Hepatites Virais, irá até o dia o ultimo dia do mês. Essa campanha tem com finalidade combater a hepatites virais, que é uma doença causada por vírus e que ataca o fígado. São os principais tipos de hepatites virais: A, B, C, D e E, sendo que as hepatites B e C, são consideradas as mais graves, pois podem evoluir para cirrose e câncer de fígado.

Como se prevenir contra as hepatites A e B?
Evite contato direto com o sangue, não compartilhe materiais, como: seringas, agulhas, canudos e cachimbos para uso de drogas, escovas de dente, barbeadores, navalhas, laminas de barbear e alicates de cutilas.

Contra a hepatite B tem vacina: A vacina contra hepatite B é ofertada a população em geral nos postos de saúdes. Vale ressaltar que somente com exames de sangue, é possível saber se você tem hepatite. Hepatites virais são doenças silenciosas.