Secretaria Municipal de Educação Realizou I Jornada Pedagógica na Aldeia Katô

Nos dias 07,08, 09 e 10, a Secretaria Municipal de Educação, realizou na aldeia Katô, I Jornada Pedagógica na aldeia Katô – Escola Karu Bempo – Rio Kabitutu. Para isso, uma equipe da Secretaria de Educação, se deslocou até a aldeia Poló Katô, onde passou três dias trabalhando com os professores indígenas do Poló Katô.

Durante a Jornada, houveram palestras e oficinas sobre as metodologias diferenciadas, enfatizando as adaptações dos conteúdos a cultura local, preservando sempre as tradições e, mostrando a riqueza do maior Laboratório vivo que os indígenas têm, nossa floresta Amazônica. Ressaltando a importância de colocar nosso aluno com o centro do processo ensino aprendizagem, respeitando assim às 4 horas do educando e os 200 dias letivos garantidos na LEI – LDB, que tem como base a Constituição Federal de 1988.

Foram três dias de muito aprendizado entre todos os professores do Rio Kabitutu, troca de conhecimento e experiências diversas, aprendendo de forma prática que o processo ensino aprendizagem dos alunos, não acontece somente dentro da sala de aula, mas em todo ambiente perfeitamente planejado, respeito assim as especificidades de cada aldeia.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Marcilene Ribeiro, disse que, a Secretaria de Educação leva para esses professores, diretores, técnicos e o corpo de apoio, capacitações com as mais variadas metodologias para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II).

Esteve presente, a equipe da SEMECD que executaram pequenos reparos da escola Karu Bempõ, deixando assim, mais conforto e organização no ambiente escolar para os alunos, profissionais da educação e comunidade. Pois, o propósito do Prefeito Raimundo Batista Santiago e a Secretária de Educação é realmente, “Construir uma Nova História Educacional” dentro do município de Jacareacanga.