Relatório: as Atividades Diárias do Gabinete 2018

Esse resumo, é das principais atividades realizadas pelo Gabinete do Prefeito Raimundo Batista Santiago da Prefeitura Municipal de Jacareacanga na gestão do Ano de 2018, tendo como Secretário Chefe de Gabinete, Petrônio Costa Barroso e sua assessoria de gabinete.

O Relatório de Atividades do Gabinete traz de forma transparente, as ações executadas pelo Executivo Municipal neste Gabinete. Desde o início a gestão vem adotando uma série de medidas para enfrentar o déficit das contas públicas. No ano de 2018, fizemos mudanças importantes para ampliar e agilizar a oferta de serviços públicos em áreas essenciais. Em tempos de crise, setores como saúde, educação e segurança são os mais demandados pela sociedade.

Destacamos a ação do governo em 2018, no sentido de buscar medidas saneadoras, que venham garantir sustentabilidade e equilíbrio financeiro do Município no curto, médio e longo prazos. As unidades administrativas do Gabinete do Prefeito prestaram, durante o ano de 2018, inúmeros serviços aos munícipes e demais requerentes especificados nos relatórios de cada secretaria de governo. Pelas características dos serviços prestados é impossível precisar o número exato de atendimentos executados pelo Gabinete.

As atribuições do Gabinete do Prefeito são assessoramento imediato e de ações como:
I – Assistência e assessoramento direto, imediato e pessoal ao Prefeito;
II- Manutenção de cadastros, agendas e anotações de interesse pessoal do Prefeito;
III- Organização e manutenção da agenda do Prefeito, coordenação e acompanhamento em suas audiências, reuniões e atendimento pessoal e direto;
IV- Organização e manutenção da agenda de atividades, compromissos e despachos diários do Prefeito;
V- Recepção e triagem de pessoas a serem atendidas pelo Prefeito;
VI- Recepção, estudo e triagem do expediente encaminhado ao Prefeito Municipal;
VII- Acompanhamento dos despachos e o trâmite de processos, expedientes e documentos de interesse pessoal do Gabinete do Prefeito;
VIII- Execução da política de comunicação social do Poder Executivo Municipal, divulgando as ações e os programas de governo, organizando a publicidade e a propaganda institucional, voltando-se permanentemente para a conscientização e o desenvolvimento da cidadania da população;
IX- Realização das atividades de jornalismo, marketing, publicidade e de assessoria de imprensa do Poder Executivo Municipal;
X – Assistência e assessoramento do Chefe do Poder Executivo Municipal em suas relações político-administrativas e institucionais, compreendendo, dentre outros, a Câmara Municipal, sociedade organizada, entidades públicas e privadas, outros entes federativos e os munícipes, de modo geral;
XI- Coordenação dos eventos municipais e execução do cerimonial de Governo;
XII- A promoção da segurança do Chefe do Poder Executivo Municipal;
XIII – A coordenação dos serviços da segurança municipal;
XIV – Execução de outras atividades correlatas ou que venham a ser determinadas pelo Prefeito.

Assessorias

As atividades dessas assessorias consistem em assessorar e prestar o apoio técnico, operacional e gerencial ao Secretário Chefe de Gabinete e ao Prefeito Municipal, quando solicitado. Coordenar, Dirigir, orientar e controlar a gestão e o funcionamento de todas Diretorias, Coordenações e Gerências o planejamento e organização das agendas institucionais e políticas do Prefeito Municipal.

Acompanhar as ações desenvolvidas pelas secretarias, verificando o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos no Orçamentário e nos Planos de Trabalho do Gabinete que é responsável também pela divulgação, promoção e difusão das ações, programas e projetos de todas as secretarias municipais por meio da Comunicação que Desenvolve e coordena projetos especiais de grande relevância sócio comunitária para a Cidade, coordenação e acompanhamento e controle dos serviços públicos municipais.

Assessoramento ao Prefeito Municipal na implementação de políticas públicas de sua área de competência. Analisar, acompanhar e promover o funcionamento dos serviços da Administração Municipal, na cidade e nas diversas comunidades, buscando garantir a execução das políticas públicas voltadas para o plano de governo, suas prioridades buscando o fortalecimento da marca de gestão, com foco no Planejamento Estratégico.