Jacareacanga Realizou a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Proteção Integral, Diversidades e Enfrentamento das Violências, a Prefeitura Municipal de Jacareacanga, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Jacareacanga – CMDCA, realizou a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Conferência, foi realizada no auditória da escola Carmem Valente e contou com a participação de autoridades, vereadores, sociedade civil organizada.

De Belém, veio a Psicóloga, Carmem Suely, que é representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho Emprego e Renda. Carmem Suely, palestrou sobre os direitos da Criança e do Adolescente e do compromisso e das leis que protege a criança e o adolescente. A Psicóloga Carmem Suely, disse também, das responsabilidades da proteção integral, que foi muito importante nos debates.

Na mesa de abertura, estavam: o Prefeito Raimundo Batista Santiago e a Primeira Dama, Sra. Gracilete Passaranuk, Acelio Aguiar – Presidente da Câmara de Vereadores – Tatiana Santiago – Secretaria Municipal de Assistência Social, Sebastiana Silvestrina – Representante da Sociedade Civil, Representante dos Jovens de Jacareacanga e Sandra Tapajós – Presidente Municipal do Conselho da Criança e do Adolescente.

Para iniciar a conferência, houve uma belíssima apresentação de um grupo de teatro da Secretaria Municipal de Assistência Social, que representou os jovens que são tratados com violência.

Depois da abertura, realizada pela servidora da SEMAS, Eliana Carvalho que leu todo regimento da 3ª Conferência, foi aberta os trabalhos onde foram debatidos, vários assuntos, que tange as crianças e adolescentes. O evento foi ministrado por integrantes do CMDCA, que detalharam para o público o que seria discutido e logo após os realizaram dinâmicas pedagógicas ligadas ao tema supracitado.

Os participantes da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente se dividiram em grupos, onde discutiram assuntos que possam trazer evolução ao município no que diz respeito à assistência social e os direitos da criança e do adolescente.

De acordo com a presidente do CMDCA, Sandra Tapajós,, a Conferência é um espaço importante para fortalecer o movimento em defesa dos direitos da criança e do adolescente. “Aqui, são decidas políticas públicas capazes de mudar a vida das pessoas, garantindo oportunidades mais amplas e justas. Como último ato oficial do mandato dessa gestão do CMDCA, esperamos uma excelente conferência”, disse a presidente.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Tatiana Santiago, disse que, a execução das políticas públicas no município são prioridades da atual gestão. “Cabe a nós a execução das políticas públicas. As ações relacionadas à criança e ao adolescente são de extrema importância na gestão do prefeito Raimundo Batista Santiago, e, por isso, conseguimos grandes avanços nessa área. Esse ano, a conferência debate o tema da diversidade, porque todos somos seres únicos e precisamos criar espaços para dialogar a temática, que versa sobre o respeito aos direitos de cada indivíduo”, explicou a secretária.

A 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, é um espaço democrático de discussão que reúne poder público e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas. Crianças, adolescentes, pais e representantes de órgãos e instituições participam do evento.