Jacareacanga realiza a sua 8ª Conferência Municipal de Saúde

Jacareacanga está realizando a sua 8ª Conferência Municipal de Saúde, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A 8ª Conferência Municipal de Saúde, está sendo realizada no auditório da escola Carmem Valente.

Nesta 8ª Conferencia, é em consonância com a etapa nacional, com o tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

A 8ª Conferência, reúne representantes de vários segmentos sociais. Propícia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.

Essa etapa municipal da 8ª Conferência Municipal de Saúde vai preparar propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão o município de Jacareacanga.

O SUS, apesar da sua curta existência de 30 anos, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo um exemplo de inclusão e transformação. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS nasceu da reforma sanitária e dos movimentos populares, sendo criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 200 milhões de brasileiros.